Aberta as inscrições para curso de ourivesaria da PUC-RJ



Período de aulas
11/03/2013 a 10/07/2013 (1º Período)
De segunda a quinta-feira, das 19h10 às 22h20.
Objetivo
Especialização em Design de Joias (429h): visa promover o aprimoramento do projeto de concepção da joia, da bijuteria e do adorno pessoal, através do uso do design.
Especialização em Design de Joias e Ourivesaria (609h): visa promover o aprimoramento do projeto de concepção e execução da joia, da bijuteria e do adorno pessoal, através do uso do design e da ourivesaria.
Público Alvo
Recém formados em Design e áreas afins; profissionais atuantes no mercado, interessados em maior e melhor qualificação em design de joias, bijuterias e adornos pessoais.
Pré-Requisito
Pessoas portadoras de diploma de Terceiro Grau, desejável formação em design e áreas afins.  Conhecimentos básicos em técnicas de representação (ilustração tradicional, computação gráfica ou desenho técnico) e/ou ourivesaria.
Carga Horária
Este curso tem carga horária de 429 horas, distribuídas em 3 período(s) letivo(s).
Metodologia
O processo de design de joias, desenvolvido na disciplina de Projeto, será o fio condutor do curso, onde serão aplicados os conteúdos oferecidos nas disciplinas. 
Aulas expositivas e práticas serão ministradas utilizando-se de recursos audiovisuais (retroprojetor, aparelho de vídeo cassete, DVD e televisão, projetor de slides e datashow); análise de amostras e exemplares de gemas, materiais e peças; visitas ilustrativas complementares; visitas técnicas. A realização de palestras e workshops sobre assuntos contemporâneos de interesse da área também são previstos.
Programa
O programa geral do curso de Especialização em Design de Joias ancora-se na experiência adquirida ao longo dos dez anos de funcionamento do mesmo, considerando-se o lugar de importância que a PUC-Rio ocupa no cenário acadêmico, o pioneirismo no lançamento do curso de Design de Joias (o primeiro da América do Sul) e a busca constante pelo aprimoramento dos resultados, sempre visando a excelência no ensino. 
Módulo 1 – Fundamentos para o Design de Joias - Materiais e Processos 
– Introdução à História da Joia
– História da Joia II
– Materiais e Processos de Fabricação
– Gemologia
– Técnicas de Representação I: Desenho Livre
– Técnicas de Representação II: Desenho de Joias Básico
– Teoria Aplicada ao Design I: Semiótica e Design de Joias
– Teoria aplicada ao Design III – Antropologia do Consumo
– Projeto I 
– Introdução à Computação Gráfica 
-  Visitas Técnicas
Módulo 2 – Design de Jóias e Desenvolvimento de Coleção
– Questões da Joalheria Contemporânea 
– A Joalheria no Brasil 
– Projeto II: O Design de Joias e a Coleção Industrial
– Projeto III: Configuração de Adornos Pessoais 
– Técnicas de Representação III: Desenho de Joias Avançado 
– Técnicas de Representação IV: Pintura 
– Teoria Aplicada ao Design II: Tendências na Ourivesaria e na Joalheria 
– Teoria Aplicada ao Design IV: Estéticas Contemporâneas 
– Computação Gráfica Avançada 
– Computação Gráfica e Prototipagem 
- Visitas Técnicas
Monografia*
Obs.: a monografia ou o trabalho de conclusão é obrigatório para a conclusão do curso de especialização.
Disciplinas
Corpo Docente
Documentos Necessários
Curriculum Vitae
Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
Histórico Escolar Oficial da Graduação
Portifólio
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
Inscrição
Até 21/02/2013
Taxa: R$50,00
A taxa de inscrição só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em qualquer uma das unidades: Gávea, Centro, Barra e Caxias
Seleção
Inscrição com apresentação da documentação solicitada; avaliação de currículo; entrevista com apresentação de portfólio.
As entrevistas ocorrerão no dia 25/02 e deverão ser agendadas diretamente com a CCE.
Resultado: 26/02/2013
Matrícula
27/02/2013 a 28/03/2013
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, enviar acarta de compromisso da empresa para o email documentocce@puc-rio.br, no prazo de 24 horas. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal e a ficha de compensação.
Investimento
O curso poderá ser pago em 16 parcelas de R$ 777,00, sendo a primeira no ato da matricula e a(s) restante(s) no(s) mes(es) subsequente(s).
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e/ou aproveitamento terá direito a certificado.
Sistema de Avaliação
Serão usados requisitos de complexidade crescente definidos em cada exercício prático formulado pelos respectivos professores como critérios para as avaliações dos trabalhos realizados nas disciplinas de Projeto de Joias, Laboratório de Ourivesaria, Materiais e Processos de Fabricação, Técnicas de Representação, Teoria Aplicada ao Design de Joias e Computação Gráfica. Os temas dos exercícios práticos estarão vinculados ao projeto desenvolvido na disciplina de Projeto de Joias, respectivamente nos Projetos I, II e III.
Os trabalhos realizados durante ou ao final da disciplina de História da Joia serão avaliados usando-se critérios definidos pelo professor responsável pela disciplina.
Os alunos serão avaliados por disciplina, devendo obter o grau mínimo de 6.0 (seis) em cada uma delas e um coeficiente de rendimento mínimo de 7.0 (sete) por semestre.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Projeto III será a base para a Monografia, a ser apresentada no primeiro semestre de 2012, com prazo final em maio de 2012. Para a Monografia, o aluno terá direito a 3 (três) horas de orientação, com a professora de Projeto III. 
A avaliação será feita pelo(s) coordenador(es), juntamente com pelo menos um professor representante do Núcleo de Projeto, do Núcleo de Tecnologia da Joia ou do Núcleo de Representação, mais um convidado da área de joalheria.
Observações
Vagas limitadas.
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.
TOPO