Mouawad

O colar chamado L'Incomparável,da joalheria Mouawad tem o maior diamante do mundo,e está em exposiçãoCertificado pelo Instituto Gemológico da América,o diamante âmbar gigante  é conhecido por pesar algo em torno de 407,48 quilates.

O que também o torna mais precioso é a história, que remonta à República Democrática do Congo na década de 1980, quando uma pobre moça encontrou uma pilha de kimberlito. 
Pensaram que não havia nada naquele monte de pedra,e não foi 'tratado' pra ser uma pedra preciosa.
Mas em 1984,aquele nada virou esse diamante âmbar.

Aqui o site da joalheria 



* Kimberlito é vulgarmente conhecido como a rocha que contêm diamantes. Na realidade, não é um tipo específico de rocha, mas sim um grupo complexo de rochas ricas em voláteis (dominante CO2).
No Brasil diversos kimberlitos foram encontrados desde a década de 1970, no entanto, poucos foram estudados para a compreensão dos mecanismos de colocação destes corpos ou do tipo de manto amostrado por estes magmas. As principais descobertas de kimberlitos no Brasil foram feitas inicialmente pela Sopemi subsidiária do Grupo Sul Africano De Beers. A Sopemi descobriu clusters com dezenas de kimberlitos em Minas Gerais, Goiás e , posteriormente, em Juína no Mato Grosso onde estabeleceu a sua primeira e última lavra no Brasil. Posteriormente, na década de 90 a Rio Tinto usando intensivamente a aeromagnetometria e geoquímica descobriu outras dezenas de corpos kimberlíticos nas mesmas regiões antes trabalhadas pela De Beers. Entre 2004 e 2007 a Majestic Diamonds and Metals e Canadense a Vaaldiam descobriram e avaliaram algumas dezenas de novos kimberlitos. Ao contrário do que é publicado no Brasil vários corpos kimberlíticos foram avaliados por intermédio de sondagens, trincheiras, bulk-samplings e lavra-piloto de pequeno porte. Os kimberlitos mais conhecidos estão em Minas e Bahia estudados pela Sopemi e Vaaldiam, em Pimenta Bueno e Juína avaliados pela Rio Tinto, Vaaldiam e Diagem e em Goiás avaliados pela D10 Mineração.

fonte:BornRich

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.
TOPO