15 de Novembro {Dia do Joalheiro}

Parabéns, para nossa República e para os joalheiros do Brasil.

Por definição no dicionário joalheiro significa : Fabricante ou pessoa que vende joias.


E como falar de joalheiro no Brasil e não lembrar do meu ex- patrão Sr. Hans Stern
É impossível, e por isso segue um resumo da história da joalheria que é referência de joia brasileira.


Hans Stern nasceu em Essen na Alemanha, aos 16 anos  fugiu da Alemanha nazista e veio para o Brasil. 
Aos 22 anos, trabalhava como datilógrafo em uma empresa de importação e exportação de minerais. Em uma viagem para Minas Gerais, ele conheceu as pedras brasileiras e, fascinado, as trouxe para a então capital e vendeu para os estrangeiros.
Dali em diante, todos passaram a conhecer as águas-marinhas, turmalinas, ametistas e citrinos. Em seguida, no ano de 1945, o jovem empreendedor, após vender um acordeão Hohner por US$ 200, abriu a H. STERN em um pequeno sobrado na Rua Gonçalves Dias, em frente à tradicional Confeitaria Colombo. Inicialmente comprava e vendia apenas pedras preciosas.

Um dos passos mais importantes para a empresa ocorreu com a inauguração, em 1983, de sua sede mundial, localizada em Ipanema, no Rio de Janeiro. 

Foi o primeiro prédio no mundo construído para abrigar todos os setores do processo de fabricação de uma joia: oficinas de ourivesaria e lapidação, escritórios, loja, etc.


Nas mãos do filho de Hans, Roberto Stern, a empresa passou por uma reestruturação interna na década de 90, profissionalizando processos. O produto começou a acompanhar de perto as tendências de comportamento de moda e consumo e foram criadas várias jóias inspiradas em personalidades. Surgiram coleções como a da empresária de moda Costanza Pascolato (1997), do músico Carlinhos Brown (1999) e da dupla de designers de móveis Fernando e Humberto Campana (2001). 


Desde sua fundação até os dias de hoje, a H. STERN cresceu, se renovou e seu logotipo acompanhou esta evolução através dos anos. O atual logotipo foi desenvolvido no ano de 2002 pelo renomado designer inglês Neville Brody, que agregou modernidade, agilidade e dinâmica a marca. O logotipo de personalidade forte é simples, mas com um S arrojado, que simboliza também a silhueta feminina, um tributo à nova posição e conquistas das mulheres na sociedade atual.



                                     *Hans Stern morreu no dia 26 de outubro de 2007 aos 85 anos.



E aqui uma mensagem de Carla Pinheiro, presidente da Ajorio


"Mais do que modificar metais preciosos e pedras preciosas, criando objetos valiosos para comercialização e exportação, o joalheiro transforma sonhos em joias. Essa é a principal missão de uma das profissões mais antigas do mundo. O desafio desse trabalho exige do profissional cada vez mais uma busca constante por inovações.
Muitas conquistas já foram alcançadas. Hoje, novas técnicas, além das tradicionais em voga há mais de 5000 anos, oferecem soluções para aumentar a produtividade, a qualidade, a competitividade e a sustentabilidade dos profissionais do setor.  Na área de design de joias, o Brasil progrediu muito, sendo reconhecido internacionalmente como um país criativo, dinâmico, com design inovador e que ousa em misturar de materiais."

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.
TOPO