Banhos {Ródio Negro}


É comum vermos na joalheria a indicação de que a peça passou por um “banho de ródio”. Mas você sabe, exatamente, o que significa?
Ródio é um metal da família da Platina, símbolo químico Rh – de extrema dureza – o ródio fornece uma camada de proteção às joias de prata e ouro branco. 
O banho de ródio ou acabamento rodinado fornece uma camada de proteção às joias de prata e de ouro branco, protegendo a peça do aparecimento de manchas  e proporcionando um brilho branco prateado, extremamente brilhante. Este revestimento, no entanto, não é insensível aos efeitos do desgaste diário e aos metais abrasivos, sendo necessário evitar o uso das joias com banho de ródio durante atividades de limpeza doméstica, jardinagem e outras que podem destruí-lo rapidamente. Quando a camada é gasta, o metal original fica exposto.
O banho de ródio negro, que por sinal está na moda, é um processo onde é aplicada uma camada de um corante chamado negro brilhante (grafite escuro) na peça, tanto por imersão quanto como por uma aplicação seletiva. Esse processo pode ser realizado diretamente a qualquer superfície metálica devidamente limpa – tais como ouro, prata, cobre paládio, níquel e suas liga


O banho de ródio é realizado em uma cuba de vidro que contém um líquido preparado na seguinte proporção: 20 gramas de ácido sulfúrico (condutor de corrente elétrica) e dois gramas de sulfato de ródio, para cada litro de água destilada. Dentro do líquido é colocado uma placa de platina que funcionará como pólo positivo (o ânodo). A certa distância uma das outras, são imersas as joias que deverão receber o banho.  As joias funcionam como pólo negativo (o cátodo). Através de fios, a corrente elétrica contínua flui no líquido e retira o ródio metálico contido no sulfato de ródio, depositando na joia que está ligada ao pólo negativo.  Formando assim uma camada resistente e brilhante à joia.
Aqui no Rio de Janeiro tem uma oficina no patriarca que faz banhos clique aqui

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.
TOPO