Viagem ao mundo das joias

Oito cidades italianas em 16 dias de uma viagem feita sob medida para profissionais e es­tudantes do ramo da ourivesaria, e amantes de joias e História. O roteiro inclui visitas a escolas de ourivesaria, institutos de gemologia, galerias de joias, antiquári­os, feiras e joalherias. Elaborado pela ourives e designer de joias ítalo-brasileira Elisa Facchiolla, que acompanha o grupo, o itinerário é parte dos roteiros criativos desenvolvidos pela Viare Turismo Criativo, agência de Florianópolis que foca no mercado de viagens mais elaboradas.
A Itália foi escolhida como o país que dá início a esse projeto, que deve ter uma sequência de Alemanha e Turquia. A escolha não se deu só pelo fato de a Itália ser de onde as origens de Elisa Fracchiolla vêm, mas principalmente pela tradição da arte da ourivesaria presente no país.
 Há mais ou menos três mil anos, a civilização etrusca passou a habitar o sul da Itália e levou consigo a tradição da confecção de joias e adornos. Com similaridades com criações egípcias e com influência grega, as joias eram muito difundidas entre ho­mens e mulheres, principalmente os anéis. Em Roma, o seu uso chegou a ser obrigatório em certas ocasiões políticas e, com os anos, seus formatos mudavam a cada nova mudança histórica e cultural, como com a fundação de Constantinopla, quando ganharam aspectos mais orien­tais. Já o período da Renascença trouxe cor às criações, e muitas pedras passaram a integrar os desenhos, o que adicionou mais um aspecto à arte da ourivesaria: a lapidação de pedras.
Hoje em dia, a Itália ainda tem pequenas oficinas de ourives familiares es­condidas em suas ruelas, assim como luxuosas joalherias que vendem joias que são apreciadas ao redor do mundo.

O roteiro é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento de quem trabalha com joias ou as aprecia. Entre os locais visitados está o Museu da Bijuteria, que abriga 20 mil peças datadas dos anos 800 até 1970, o estúdio do joalheiro Alessandro Dari, com sua famosa obra Perception of Time, além da possibilidade de visitar a feita do ouro Vicenzaoro, que vai estar acontecendo em Vicenza, durante a passagem do grupo.
Data da viagem: 05 de maio de 2014.
Cidades visitadas: Milão, Vicenza, Veneza, Florença, Casalmaggiore, Valenza, Pedrosa e Turin.
Quem acompanha: Elisa Facchiolla. Desde os 15 anos, trabalha com design têxtil, cerâmica, tecelagem manual e design de interiores. Por mais incrível que pareça, o encontro com as joias se deu através de um sonho. ”Um belo dia, sonhei que estava em uma bancada de ourives executando a produção de um anel. No dia seguinte, fui atrás de um curso”, conta. Seu tutor na arte de produzir foi o argentino Juan Alves. Em 2007, Elisa foi a NY cursar Design de Joias e desde então não parou de produzir.
 Para maiores informações leyla@viareturismo.com

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.
TOPO