Portal Sebrae Inteligência Setorial {Estratégias para setores de moda e joias do RJ }


Os empresários das indústrias de Moda e Joias do estado do Rio de Janeiro podem contar com uma nova ferramenta de suporte à gestão empresarial. O Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) acaba de lançar o Programa Sebrae Inteligência Setorial, portal de informações estratégicas destinado a apoiar os empresários em tomadas de decisões. Os produtos de inteligência, entre eles boletins, alertas de oportunidades, notícias relevantes, relatórios de tendências e cases de sucesso do setor, poderão ser acessados pelo www.sebraeinteligenciasetorial.com.br
O ambiente contará com dicas sobre como usar, na prática, as informações estratégicas para melhorar a gestão e a competitividade do empreendimento. Além de moda e joias, a primeira etapa do programa beneficiará também os setores de construção civil, petróleo e gás e turismo do estado do Rio de Janeiro. O cadastro no portal, assim como o acesso às informações e conteúdos, serão gratuitos. 
Um canal de interatividade permitirá aos empresários a avaliação dos conteúdos e solicitação de novos temas a serem monitorados. O portal foi estruturado de forma objetiva, para facilitar a consulta e utilização das informações e conteúdos, que também podem ser acessados por meio de plataformas móveis, como smartphones e tablets
Os chamados mapas de informações estratégicas – que reúnem diversos tópicos e temas de forma relacionada e conectada, específicos para cada setor - foram construídos de forma colaborativa, a partir da demanda dos empresários, representantes de entidades, associações, sindicatos e instituições parceiras do Sebrae/RJ, que participaram de workshops setoriais, durante a fase de planejamento do projeto. Em nove encontros foram elencados os principais temas a serem monitorados de forma sistemática e contínua, onde foram organizados, contextualizados e analisados, para originarem os produtos de apoio à tomada de decisão pelos empresários (boletins, relatórios e alertas, por exemplo). 



Carência de informações Conhecer bem o mercado e identificar possíveis mudanças de cenário são fatores fundamentais para os negócios. No entanto, a carência de informações estratégicas é um problema comum entre os empresários de micro e pequenas empresas. Segundo o gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae/RJ, Cezar Kisrzenblatt, com esta ferramenta os empresários de micro e pequenas empresas terão acesso gratuito a informações estratégicas voltadas para os seus negócios. “Dessa forma, poderão aumentar a competitividade no mercado. É missão do Sebrae/RJ apoiar o empresário na busca de soluções para mitigar riscos e aproveitar oportunidades”, afirma. 
Segundo os empresários do setor, as informações disponíveis hoje sobre a indústria fashion são muito superficiais e não traduzem o mercado: “Unir essas informações estratégicas e validadas por profissionais que entendem do mercado ajudará muito aos empresários da moda do Rio”, afirma Katia Wille, estilista e consultora de moda que há 20 anos atua no Rio de Janeiro.
A diretora da AjoRio – Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro, Angela Andrade, aposta na nova ferramenta como uma solução inovadora para o setor. “Estamos muito felizes em poder participar da criação desse sistema que só vai ajudar a fortalecer os negócios no setor no Rio de Janeiro, ainda muito carente de informações que nos auxilie como empresários”. 
A expectativa é de que mais de 3.500 empresas do Rio de Janeiro se inscrevam no portal no primeiro ano. O espaço, no entanto, estará aberto tanto para pessoas jurídicas como físicas. Segundo Cezar Kiszenblatt, os próximos setores estratégicos com os quais o Sebrae/RJ atua (alimentos, base tecnológica e economia criativa), também serão atendidos pelo programa de forma gradativa. 

Os produtos de inteligência:

Mapa de Informações Estratégicas - mapeamento das necessidades de cada setor a partir de temas sugeridos pelos empresários e entidades. Todos os tópicos e temas são organizados e conectados. Esse produto é atualizado periodicamente e adaptado às novas demandas.
Boletim de Tendência - Apresenta análises preditivas sobre os temas e tópicos encontrados no Mapa de Informações Estratégicas de cada setor monitorado pelo programa. São utilizados métodos de análise estratégica para identificar tendências e oportunidades de mercado.
Alertas – disparo instantâneo de notícias consideradas de grande impacto e que possam gerar novas oportunidades de mercado ou alertar possíveis ameaças. O conteúdo é enviado via SMS e e-mail apenas para usuários que, no momento do cadastro, optarem por receber esse produto.
Notícias de Impacto – seleção de notícias relevantes e de demandas específicas dos setores e seus segmentos, de acordo com os temas e tópicos propostos no Mapa de Informações Estratégicas. As notícias são monitoradas diariamente em mídias nacionais e internacionais.
Relatórios de inteligência – são de dois tipos: o mensal e o trimestral. No mensal são feitas análises aprofundadas sobre os temas apresentados no Mapa de Informações Estratégicas. O trimestral oferece retrospectiva das publicações durante esse período.


E em entrevista ao Joialerismo, Fabiana Mello coordenadora de Moda do SEBRAE/RJ nos falou das expectativas desse novo serviço.

Quais as expectativas (a curto, médio ou longo prazo) do setor de moda com esse novo serviço do Sebrae? 
As expectativas são as melhores possíveis. Acreditamos que será um grande diferencial para os empresários participantes dos projetos da Coordenação de Moda de nossa instituição. Somente com informações “de ponta”, entendendo o que mercado interno e externo está realizando de mais inovador e compreendendo os desafios que outros empreendimentos do mesmo segmento têm enfrentado que acreditamos que estes pequenos negócios podem atingir um novo patamar de desenvolvimento e de sustentabilidade. Em um primeiro momento, nosso público-alvo está com mais expectativas em relação ao boletins, pesquisas e alertas sobre eventos. Depois, acredito que poderão estar mais interessados nas respostas mais técnicas e específicas como são os relatórios pontuais sobre determinados temas. Isso é um material muito precioso para aqueles que desejam estar sempre bem informados sobre a moda e seu mercado.
Qual o maior diferencial do programa para o setor?
Eu acho que é a facilidade de acesso. Nunca foi tão simples para uma pequena empresa ou até mesmo para um microempreendedor individual ter acesso a informações, dados e relatórios elaborados por grandes especialistas do setor. Além disso, tudo o que é ofertado é super atualizado, e de fácil compreensão, já que temos a consciência de que esta informação tem que chegar de maneira rápida, precisa e eficaz para um empresário que não tem muito tempo de ler um relatório de 15 páginas. É simples, sem ser simplista. Com a profundidade necessária sobre os temas mais relevantes.
Como foi a participação dos empresários do ramo na construção do projeto?
Fizemos oficinas para a construção da “árvore temática”, com os assuntos principais que afetam o dia a dia das empresas ou que estejam ligados à inovação e inteligência competitiva. Esta construção conjunta propiciou um maior entendimento sobre o que eles realmente precisam e contamos com a participação de diversas lideranças do setor, no Estado do Rio de Janeiro.



Nenhum comentário

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.
TOPO