AuDITIONS {Concurso para designers de joias}

O AuDITIONS é o maior concurso de design de joias em ouro do mundo e já se consagrou como referência global. Por meio da sua realização, a AngloGold Ashanti evidencia o seu comprometimento com todas as etapas da cadeia produtiva do ouro e evidencia o caminho percorrido pelo metal para além dos portões das refinarias.
O evento é realizado bianualmente no Brasil, China e África do Sul e propõe temas para a criação de joias originais que acabam traduzindo muito da cultura local de cada país onde acontece. Ele contribui mundialmente para o desenvolvimento e rejuvenescimento do setor joalheiro, principal destino do ouro, estabelecendo tendências e incentivando o uso de novas tecnologias.




TEMA:
A versão brasileira do prêmio é realizada desde 2002 e as joias finalistas, que passam a fazer parte do acervo da empresa, são expostas em diversos locais do Brasil e do mundo. As coleções apresentadas evidenciam o ouro em joias fascinantes, atraentes e de grande valor no contexto da contemporaneidade. No Brasil, o concurso aborda questões relevantes, como o consumo responsável, a sustentabilidade, a preservação da cultura e a identidade nacional, além de projetar o país como criador e exportador de profissionais de alta capacidade técnica na área. Além disso, é uma verdadeira vitrine para o mundo, revelando a excelência dos designers brasileiros e permitindo que o país obtenha cada vez mais reconhecimento e projeção internacional na área de design de joias.
Nos tempos hipermodernos em que vivemos, o momento é de misturas de tipos, transversalidades criativas e cruzamentos dos mais variados. Inspirados por essa macrotendência, chegamos ao tema do Concurso AuDITIONS 2014/2015: RECOMBINAÇÕES. Trata-se de ideias, elementos ou conceitos que se juntam para criar um terceiro completamente novo, perpetuando a lógica da inovação, tão característica do nosso tempo.
Fusões improváveis vêm acontecendo nos mais diversos campos: moda, design, luxo, arte, cultura pop… A ideia é que esses campos se misturem, quebrando qualquer tipo de fronteira rígida que existia entre eles. Hoje, produtos industriais de massa confundem-se com a moda e tornam-se cada vez mais estilizados. O setor de luxo, outrora marcado por tradições rígidas e padrões clássicos, agora dialoga com a moda e oshowbiz. Ícones pop utilizam referências da cultura erudita. Marcas de moda e design e grandes artistas se unem para desenvolver projetos destinados a um público que não vê mais sentido em definir o que é “arte maior” ou “arte menor”.
Junto dessa cultura de misturas, também enxergamos a reafirmação da consciência ambiental e a importância de atitudes sustentáveis. Seguindo esse conceito, enxergamos dentro das tendências de recombinação o consumo responsável, o luxo durável e o turismo ecológico, entre outros.
Agora, cabe ao participante do concurso traduzir esse tema em uma peça tão instigante e plural quanto o tema apresentado. O ponto de partida, o mais nobre dos materiais: o ouro.



Boa sorte !!





Nenhum comentário

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.
TOPO