Fabergé e suas vitrines encantadoras por Isabella Blanco

Só poderia ficar em Mayfair, um dos bairros mais elegantes de Londres, a loja da Fabergé, joalheria oficial da corte do último tsar Romanov, Nicholas II, e de sua imperatriz Alexandra.


Até a revolução Russa, em 1917, Peter Carl Fabergé forneceu não apenas as joias fantásticas como também objetos, relógios e os famosos ovos imperiais, com os quais a família Romanov costumava presentear entre si toda Páscoa.
E, como não poderia ser diferente, o cuidado com as vitrines desse luxuoso endereço é sempre uma extensão do esmero e requinte dedicado a cada joia da marca. Estas que registrei recentemente repoduziam ambientes com mini mobílias cirurgicamente esculpidas, réplicas fiéis de mobiliário da época. Um mimo que só fez realçar ainda mais a beleza das joias lá expostas. 
www.faberge.com


Colunista - Isabella Blanco


Jornalista há 30 anos, fotógrafa e designer de joias, Isabella Blanco foi criadora da Revista Retrô – Coleções & Antiguidades, publicada no Brasil entre 2005 e 2008; fez cursos de design de joias na Escola Nova de Ricardo Mattar, em São Paulo; de História da Arte na Escola do MASP, em São Paulo, e no Museu do Louvre, na França; e de gemologia na AJESP – Associação os Joalheiros do Estado de São Paulo (2011), entre outros.

Isabella desenha suas próprias joias desde a década de 80, quando começou a estudar e colecionar exemplares de época, com ênfase nos períodos Vitoriano, Art Nouveau e Art Déco. Em 2009, lançou-se no mercado de joalheria e, em 2012 abriu seu ateliê em São Paulo.

Ainda em 2012, levou a mostra “Joias com História – Do Vitoriano ao Art Déco” para o Museu de Arte Sacra de São Paulo, encerrando os dois meses de exposição com um ciclo de palestras sobre a História da Joalheria dentro da São Paulo Design Week. Em 2013, participou do Salão de Artes no Clube A Hebraica, e da coletiva de joalheiros no lançamento da Maison Baccarat, ambos na capital paulista. Suas peças podem ser encontradas na loja do Museu da FAAP, na Central de Designers e em seu ateliê, todos em São Paulo.


Nenhum comentário

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.
TOPO