Segredos do Egito {Joalheria Egípcia}


A exposição Segredos do Egito, está no BarraShopping no Rio de Janeiro, trás uma seleção de objetos e joias originais, a exposição fica até 21 de setembro no shopping com entrada gratuita.

Na joalheria egípcia, o uso do ouro é predominante  assim como o uso das gemas cornalina, turquesa e lápis-lazúli ou por pastas vítreas imitando-as. A ornamentação das joias é composta por símbolos, como o escaravelho, o nó de Ísis, a flor de lótus, o olho de Horus, o falcão, a serpente e a esfinge, que remetiam aos significados da escrita hierográfica e religião. Os egípcios dominavam diversas técnicas de trabalho em metal, entre elas a marchetaria, a incisão, o esmalte e o relevo.

O mais importante acervo em objetos de ouro e joias do mundo é o tesouro do faraó Tutankamon, e descoberto no inicio do século passado, conta com diversos anéis, colares, diademas, peitorais, amuletos, pendentes, braceletes e brincos. O sarcófago onde fica a múmia foi feito inteiramente em ouro e esta está coberta com uma enorme quantidade de joias. 

*fotos da exposição.



fonte:ajoalheria

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.
TOPO