Convite { As Joias de Reny Golcman por Ana Passos e José Terra }

Amanhã dia 8 de dezembro, acontecerá o lançamento do Livro As Joias de Reny Golcman, de Ana Passos e José Terra.

"Ao longo da última década, tivemos a oportunidade de estar em contato com a artista e suas joias. Nada nesse período nos preparou para a intensidade do convívio proporcionado por este projeto. Quando fomos convidados para registrar em livro seu trabalho, não fazíamos ideia do mar de joias, objetos, histórias, imagens, álbuns de recortes e cadernos de desenho em que iríamos mergulhar. Conhecer em profundidade todo esse material e seu cotidiano despertou o reconhecimento de valores comuns e algumas similaridades no modo de encarar nosso ofício de joalheiros, mas também modificou essencialmente nosso olhar sobre muitos aspectos.
Como pesquisadora e fotógrafo, nos tornamos ainda mais exigentes para fazer jus ao que estávamos testemunhando e aprendendo. Para entender melhor o alcance de seu trabalho, nos dedicamos a estudar o que seus contemporâneos produziram e produzem mundo afora. É fascinante perceber o quanto está inserida no espírito de seu tempo e conserva sua atualidade. Será impossível voltar à bancada de joalheria, ao estúdio fotográfico e à universidade sem levar conosco esta experiência.
Conhecer a obra de Reny Golcman pode renovar o espírito artístico em designers de joias, joalheiros, ourives ou naqueles que estão se iniciando na joalheria. Numa época em que a criação volta a ser estimulada, não fazer concessões, mutilando a própria criação para agradar a todos, é um gesto a ser cultivado, assim como criar pelo simples prazer de se expressar, mas de olho no que acontece ao nosso redor. Conhecer sua obra e trajetória pode ser muito interessante para quem aprecia a arte em sua forma mais próxima a todos nós, feita à mão e para ser usada junto ao corpo como joia.
Este livro reúne 309 joias representativas das mais de 1780 realizadas por ela ao longo de sua carreira. O percurso completa-se com entrevistas concedidas pela artista e também por amigos, colegas, clientes e familiares. A consulta a seus arquivos de recortes de jornais e revistas, convites e catálogos de exposições foi indispensável para entender alguns dos momentos mais prolíficos da joalheria artística brasileira, desde 1965, especialmente no que se refere ao trabalho de seus pioneiros, grupo no qual ocupa um lugar de destaque.
Esperamos que o leitor, tenha o mesmo prazer que tivemos em conhecer esse belo universo."  diz Ana Passos.

Amanhã, terça-feira 08 DEZ, das 18:30h às 21:30h
Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis
Para adquirir o livro após o lançamento, entre em contato: ana@anapassos.art.br 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.
TOPO